domingo, 25 de julho de 2010

Predadores (Predators, 2010)

Diretor: Nimród Antal
Roteiro: Michael Finch, Alex Litvak, Jim Thomas (personagem) e John Thomas (personagem)
Elenco: Adrian Brody, Laurence Fishburne, Topher Grace, Alice Braga, Danny Trejo


Remakes em sua maioria não são filmes que podem ser considerados boas produções e quando um é
anunciado por Hollywood já da pra sentir aquele frio na espinha e um medo de destruirem aquele filme que a gente tanto gosta! O que falar de reivenção então? O que que dizer isso? Será que o original não era bom o suficiente e as mentes brilhantes de hoje em dia precisam melhora-la? Ou é apenas um meio de explorar algo que já é consolidado e por consequencia já tem um público definido, logo, talvez teria um boa bilheteria? Bom, isso tudo são questões que sempre rendem horas e horas de "senta que lá vem história" a lá Castelo Rá tim bum e ninguém nunca chega a um concenso!
Pois então, o filme de hoje não se trata nem de um remake e nem de uma reivenção, é apenas um exemplar de uma história que já não era das melhores! Quando esse filme foi anunciado muita gente deve ter gritado de felicidade, afinal, tratava-se de uma produção do Robert Rodriguez, fiel parceiro do Tarantino e no seu elenco tinha nomes como Adrian Brody, Laurence Fishburne, Alice Braga e como não podia faltar, Danny Trejo figurinha facil de se encontrar nos filmes do Rodriguez e do Tarantino, além do personagem ter participado de dois filmes deprimentes da série Aliens Vs. Predador!
A história é o seguinte, pessoas desconhecidas e sem ligação aparente começam a cair de para quedas, literalmente, em um local totalmente isolado, de começo eles tentam compreender o que está acontecendo e onde estão. Aos poucos os personagens vão sendo apresentados e suas características vão sendo reveladas, há o "bobo" do grupo que é um dos criminosos mais procurados pelo FBI, o cara durão e com instinto de líder, papel do Adrian Brody em uma das interpretações mais canalhas em séculos, Schwarzenegger deve ter se sentido representado, a moça sensata e forte, papel da brasileiríssima Alice Braga, entre outros que estão lá apenas para deixar o filme mais interessante com algumas mortes (em vão)! Tentando descobrir onde estão eles percebem que cairam em um outro planeta e que uma raça alieníguena estão à caça deles! Tudo isso óbvio quem vai concluindo é o personagegem super esperto do Adrian Brody, que deve ter malhado bastante pra fazer o papel do "fortão" no filme, apesar dele não ser tão forte assim...


Um a um vão sendo dizimados pelos Predadores, fazendo com que a história se limite a um jogo de gato e rato sem emoção alguma, os Predadores no lugar dos caçadores e os humanos no papel de presa, há ainda uma disputa entre duas raças diferentes de Predadores, uma tentando ser superior à outra, eu não lembro muito bem dos dois primeiros filmes, mas acho que tinha algo relacionado a isso, de um predador de uma raça diferente ajudar os humanos a deter outros de outra raça, se voces lembram me falam. Um dos poucos pontos altos do filme é o fato do ser humano se adaptar a qualquer situação no instinto de sobrevivencia, o que em algumas cenas se torna totalmente forçado, como o japonês da Máfia Yakuza, que esta no grupo, encontrar uma espada de seus antepassados samurais e enfrentar um Predador à espadada, cena no mínimo constrangedora! E por aí vai, as cenas de ação são péssimas, o que conta muito em um filme do genero, há até uma ligação com o primeiro filme, mas nada muito aprofundado e uma reviravolta tosca no final com um dos personagens! No saldo final quem sai perdendo mesmo é quem foi ao cinema, pagou caro e assistiu a um filme totalmente desnecessário!


Espero que a dupla Rodriguez-Tarantino se esforcem mais quando forem produzir/apresentar algum longa, Tarantino deu uma fora ao fazer o mesmo com "O Albegue" do Eli Roth, um filme que considero horrível. Mas to na espera de "Machete" do próprio Rodriguez, acho que por ser direção dele, ele deve acertar, já que gosto bastante de seus filmes, até mesmo "Pequenos Espiões" eu gosto, são boas aventuras para um público mais jovem, sem contar "Um drink no Inferno" que acho ótimo, mas isso fica para um outro post!
Fica então o registro de um filme que não chega a ser tão ruim, mas está muito longe de ser bom!

11 comentários:

Marcelo Ferreira Jr. disse...

Olá, gostei do blog. Já estou seguindo e também linkei ao meu. Ficaria grato se pudesse fazer o mesmo.

Parabéns.

http://omundodoscinefilos.blogspot.com/

Alan Raspante disse...

É o tipo de filme que prefiro passar bem longe, hehehehe

Sandro Azevedo disse...

Bacana a análise!
Realmente concordo.. o filme não é dos melhores definitivamente!

Abraço

Sandro Azevedo
blog24fps.blogspot.com

Elton Telles disse...

É, também não coloco muita fé em "Predadores". Mas ser pior do que "Alien VS Predador 2" eu acho praticamente impossível rs.

gosto muito da Alice Braga.
espero que ela consiga papeis mais relevantes no cinema do que este.

Abraço!

Rodrigo Mendes disse...

Não pe pior que Alien vs Predador e tampouco O Predador original, rs!

É um filme que oscila muito, tem partes boas e partes toscas!

Se o Robert Rodriguez fosse o diretor ou se a idéia que fora engavetada tivesse sido produzida na época após o primeiro filme. Seria descartado o péssimo 'predador 2 A caçada Continua' e a série poderia ter alguma salvação.

Mas nunca vence a saga ALIEN (exceto o Alien 3).

Pelo menos o filme tem Adrian Brody, Laurence Fishburne, o ator-fetiche do Rodriguez Danny Trejo e Alice Braga. Vale crédito por isso!

Abs,
Rodrigo

Vitor Silos disse...

O filme até que tem algumas cenas boas, quer dizer, legais. As poucas cenas dos predadores são boas pelo menos. Odiei todos os outros personagens, Adrien Brody me incomodou muito e a personagem boazinha da Alice Braga também me incomodou.
Espero que não façam a mesma merda com Alien, que são ótimos filmes.

Cristiano Contreiras disse...

Ainda que tenha, de fato, um bom elenco - o filme, para mim, me parece uma sucessão de equívocos. Abraço!

Saulo S. disse...

Dr. Soup: obrigado, já estou te segundo :)

Alan: Passe longe mesmo, é bem melhor hahah

Sandro: valeu, não é dos melhores mesmo

Elton: Ainda não vi e nem vo ver Alien vs. Predador 2, o primeiro já foi ruim o suficiente, uma pena uma franquia tão boa como a do Alien ter sido tão desrespeitada. Torcemos pela Alice Braga, que ela não repita esses erros, vide Eu sou a lenda, filme horrivel!

Rodrigo: Concordo, o filme tem partes boas, pouquíssimas, mas algumas cenas são bem feitas, graças ao elenco!

Cristiano: Sim cristiano, o pior são as cenas de ação, inaceitável um filme do genero conter poucas cenas e quando tem são péssimas!

Hugo disse...

As atuais refilmagens, versões ou sequências de filmes que fizeram sucesso nos anos oitenta são na sua maioria caça-níqueis. Este caso específico eu tenho curiosidade em ver, já que o original é um filmaço e o elenco desta sequência é interessante, mas não espero que seja melhor do que já foi feito.

Abraço

Tullio Dias disse...

PRECISO ver esse filme logo.

Bruno Cunha disse...

Ainda estou para ver como este filme vai sair.

Abraço
Cinema as my World