quinta-feira, 15 de abril de 2010

Freaks (1932)


Direção: Tod Browning
Roteiro: Willis Goldbeck e Tod Robbins
Elenco: Wallace Ford, Leila Hyams e Olga Baclanova

Após assistir esse filme eu fiquei imaginando a polêmica que deve ter sido na época de seu lançamento, imagina um filme ambientado em um circo dos horrores, onde o elenco é composto por pessoas, digamos, anormais. Todos os "deformados" do filme são realmente pessoas com deficiência seja física ou mental, há desde anões, mulher barbada, homem sem braços e pernas, gêmeas siamesas, mulher sem braços, pessoas deformadas e muito mais. Imagino esse filme estreiando no longínquo ano de 1932.
O filme, como disse, se passa todo neste circo, onde todos convivem em uma quase harmonia, porém tudo muda quando um dos anões se apaixona pela trapezista, Cleopatra, uma bela mulher normal (digo, sem deficiência) que se aproveita da ingenuidade do anão, Hans, e tenta de tudo para pegar todo seu dinheiro, já que o Hans é herdeiro de uma grande fortuna.
Um ponto alto do filme é a festa de casamento do Hans e da Cleopatra. Todos estão sentados à mesa e começam a cantar "We accept you, one of us!", uma canção em que dizem aceitá-la como um deles, ela e seu amante, Hercules, começam uma sessão de humilhação tanto ao Hans como a todos os "freaks" do circo. À partir daí se inicia o plano de vingança de Hans e sua família, terminando com um final surpreendente.


O filme foi considerado muito forte na época de seu lançamento, sendo retirado de cartaz logo após sua estréia, porém hoje ele é considerado cult e um dos filmes mais assustadores já feito (acho exagero, não vejo esse filme como terror, mas ele é considerado como tal...). Um ótimo filme, que não teve aceitação em sua época, porém deve ser redescoberto por todos.

5 comentários:

CARLA disse...

Você assistiu em DVD? Ou baixou na net? Em que site. Quero muito ver este filme, há uma citação dele no filme de Bertolucci Os Sonhadores... We accept you, one of us!

Vitor Silos disse...

oi carla, eu baixei da internet, infelizmente nunca achei esse filme em nenhuma locadora...a cena do we accept you, one of us é fantástica!

BLOB disse...

Tenho ele em dvd com uns extras interessantes... E é sem dúvida um dos meus filmes de cabeceira... Adoro! Abraços.

Saulo S. disse...

Acho que no blog sétimo projetor deve ter carla, da uma olhada lá, ele ta linkado aqui ao lado!

Maxx disse...

Para assistir on line: http://telecinebrasil.blogspot.com.br/2012/04/freaks-tod-browning-legendado-1932.html

Abç.